domingo, 22 de fevereiro de 2015

A,B,C da Quaresma



 


A, B, C da QUARESMA



1- O que é a Quaresma?

A palavra QUARESMA tem origem na palavra quadragésima, que significa quarenta. Esse termo é usado em referência aos quarenta dias que antecedem o tríduo pascal, que se inicia na quinta-feira santa.

O tempo quaresmal é um dos períodos do ano litúrgico, o ano da igreja que se inicia com o 1° domingo do advento e se encerra com a Festa de Cristo Rei do Universo, esse calendário especial utiliza-se de tempos que nos convidam a celebrar momentos específicos da vida de Cristo.

A Quaresma não e um tempo isolada do ponto alto da vida de Cristo, mas antes de tudo uma preparação para que possamos viver mais intensamente a nova PÁSCOA, a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, a Quaresma é um caminho que nos leva ao encontro de Cristo ressuscitado.

2- Quando se inicia e quando ela termina?

O tempo quaresmal se inicia com a celebração da quarta-feira de cinzas, onde recebemos a imposição das cinzas bentas, que são os ramos utilizados no domingo de ramos do ano anterior, e nos recorda a necessidade de uma mudança de vida, o padre ao impor a cinza sobre as nossas cabeças pode utilizar-se de duas formulas, conforme o Missal Romano, sendo a mais conhecida a citado do livro de Gênesis: “lembra-te que és pó e ao pó voltarás” ou então a seguinte fórmula: “convertei-vos e credes no evangelho”.  E se encerra na manhã da quinta-feira santa, com a celebração da Missa do Crisma.

3- Ela possui alguma ligação bíblica?

A Quaresma possui muita ligação com passagens da Bíblia, o número 40 é citado diversas vezes é traz a simbologia de preparação, arrependimento e conversão. Na Bíblia encontramos muitas cenas como: os 40 anos do povo hebreu que caminho no deserto em busca da terra prometida, os 40 dias que Moisés passou na montanha para receber os mandamentos do Senhor, os 40 dias que Elias caminhou até chegar à montanha do Senhor e ainda os 40 dias que Jesus passou jejuando e se preparando no deserto.

4- Quando começou a celebração da Quaresma?

As origens do tempo quaresmal são muito antigas e não podemos dar com exatidão seu inicio, mas remota a preparação dos catecúmenos para o Batismo e a prática penitencial muito usada nos primeiros séculos cristãos. Já no século IV se fala em quarentena penitencial e nos séculos II e III tempos a presença de dias de jejum e preparação para á Páscoa.






Referência:

Bortoline, José. Quaresma, Páscoa e Pentecostes. Paulus, São Paulo, 2006, 2ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário