sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Inclusão LGBT na Igreja da Escócia


Todas as religiões devem lutar explícita e ativamente contra a homofobia, perseguições e agressões contra as pessoas homossexuais. Não é uma questão de doutrina, mas de justiça e solidariedade.


E é nisso que o Reverendo Graham McGeoch, pastor da Igreja da Escócia, acredita. Ele já foi missionário em Portugal, no Zimbábue e no Brasil, e atualmente é o pastor da Igreja Broughton St Mary’s, uma paróquia no centro Edimburgo. Foi justamente no centro dessa metrópole europeia, desafiada pela cultura individualista e secular, que Graham e sua comunidade começaram a repensar as formas de acolhida a população LGBT, uma vez que a maioria dos estabelecimentos gay friendly da cidade ficam no território da paróquia.

Eles criaram um conselho específico para tratar esse desafio que é formado por membros tanto da Igreja como da Comunidade LGBT e estão caminhando rumo à superação do preconceito e uma melhor integração de todos na vida eclesial.

O Reverendo Graham também é amigo do padre James Alison, o fundador e impulsionador do nosso Grupo de Ação Pastoral da Diversidade, e aproveitou sua visita ao Brasil para nos conhecer.

De volta à Escócia, ele continuará seu trabalho e nós aqui no Brasil também seguimos em frente com nossos desafios em busca de uma verdadeira acolhida na Igreja a todos os filhos e filhas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário